Câmara Municipal de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Notícias

Início>Notícias>Matéria

Reunião ordinária da Câmara Municipal de Potengi 20 de Junho

20 de June de 2018 às 0h e 06minutos

undefined

Reunião ordinária de Câmara Municipal de Potengi – CE ao 20 (vinte) dias do mês de junho do ano de 2018 (dois mil e dezoito), no edifício da câmara municipal de Potengi localizado na rua Francisco Guedes 176, realizou-se a 2.642ª reunião ordinária da câmara municipal de Potengi.

Compareceu os Srs. e Srs.ª Vereadores: Maria Bezerra Cavalcante, Otaviano Severiano Ferreira da Silva, Luiza Luziene Oliveira de Sousa, Jose Fernandes de Oliveira, Raimundo Eufrásio da Silva, Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues, Maria Jailânia Brilhante, José Jusciêr Rodrigues da Costa e Valdir Junior Fernandes Rodrigues.

A reunião foi presidida pela vereadora Maria Bezerra Cavalcante e secretariada pela vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa. Havendo número legal a Sr.ª Presidente ordenou que fosse lida a ata anterior para que a mesma tivesse a assinatura de todos com suas devidas retificações.

undefined

Em seguida foi lida a terceira ata da reunião da comissão de estudos e deliberações da resolução 02/2018 que adota e promulga ao texto constitucional a nova lei do Regimento Interno da câmara municipal de Potengi-Ceará. Lida também a ata da terceira reunião da comissão de estudos e deliberações da resolução 01/2018 que adota e promulga ao texto constitucional a nova lei orgânica do município de Potengi-Ceará. Em seguida a palavra foi facultada, usando-a a vereadora Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues argumentou que não concorda com as modificações feitas na lei orgânica do município de Potengi e no regimento interno e que desconhece da lei de urgência para a votação das respectivas matérias causando com isto vistas no pedido de votação como também a sua substituição na comissão que deliberará suas aprovações.

undefined

A vereadora presidente Maria Bezerra Cavalcante disse que a votação das matérias ora questionadas pela a vereadora Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues e de grande utilidade relevância para o município de Potengi pois tudo que estar contida na nova lei orgânica do município de Potengi e no regimento interno coloca poderes municipais com a nova mentalidade de modernidade para o desenvolvimento em todas as áreas de uma municipalidade desenvolvimentista e progressista onde que ganhar com isto é a população que tem seus direito e reivindicações asseguradas em conformidades com as leis e a constituição federal e a constituição estadual que esta casa legislativa trabalha em prol do povo que realmente e quem e o dono dos mandatos de todos os vereadores presente e esta casa sempre trabalhar direito da legalidade e da transparência e que sua consciência estar tranquila com seus trabalhos frente a presidência deste poder legislativa. A seguir foi posto em primeira votação a nova redação da lei de criação do regimento interno ficando assim votado:

undefined

Vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa voto: SIM,

Vereador Otaviano Severiano Ferreira da Silva voto Não,

Vereador Raimundo Eufrásio da Silva, voto SIM.

Vereador José Fernandes de Oliveira, voto SIM.

Vereadora Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues, voto Não.

Vereadora Maria Jailânia Brilhante, voto SIM.

Vereador Jose Jusciêr Rodrigues da Costa, voto SIM.

Vereador Valdir Junior Fernandes Rodrigues, voto SIM.

Totalizando sua aprovação com sete voto “SIM” com a votação da Sra. Presidente Maria Bezerra Cavalcante e dois votos “NÂO”. Em seguida usando da palavra a vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa, argumentou que tendo boa vontade do executivo municipal e mesmo com pouco recurso a recuperação da passagem molhada da vila Baraúnas como também da quadra poliesportiva já teria sido efetuadas e não o executivo mandar oficio para esta casa dizendo da falta de verbas para as conclusões das obras inacabadas por quer recurso veio através de verbas parlamentares e do governo federal a vereadora também argumentou que conforme informações a partir do dia 25(vinte e cinco) do corrente mês e ano a colocação de luminárias em vias públicas e na zona rural seria iniciada usando da palavra o vereador Otaviano Severiano Ferreira da Silva, argumentou que esta casa legislativa é uma bagunça e que os vereadores não respeitam o regimento interno como deveria, sendo interpelado pela vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa que o mesmo retirasse do seu pronunciamento a palavra “bagunça” por ser um terno pejorativo e deprime a imagem desta casa perante a população que se fazia na reunião digo que se fazia presente na reunião. Em seguida usando da palavra o vereador José Fernandes de Oliveira argumentou que quando o executivo manda projeto para esta casa solicita urgência mas quando é projeto de iniciativa desta casa legislativa o mesmo fica adiando e procurando meio de intervir em obrigações e direito que é deste poder. O vereador disse que secretários alguns não respeitam as convocações desta casa tratando esta casa como um poder sem autonomia em suas reivindicações perante o executivo municipal e secretariado. Que há vários anos foi prometido pela secretaria de saúde a reabertura dos postos de saúde da vila Escondido e do Sitio do Baixio do Facundo com atendimento odontológico e até a presente data tudo continua como antes sem a reabertura dos postos de saúde. A seguir foram solicitadas os seguintes envio de oficio ao executivo municipal e secretariado: A vereadora Maria Bezerra Cavalcante – Presidente solicitou que fosse dada ciência ao executivo municipal que no dia 27(vinte e sete) do ano corrente mês e ano serão votadas em segunda votação o projeto de lei orgânica do município e a do regimento interno da câmara municipal de Potengi, conforme tramite o prazo estipulado em lei o vereador Otaviano Severiano Ferreira da Silva solicitou serviço de terraplanagem na estrada do Brejo para confrontar como obra executivo pelo o município de Araripe limpeza na vila Alecrim podas das arvores da vila Baraúnas e limpeza das margens do açude da vila Baraúnas.

A Presidente agradeceu a presença da população que compareceu a seção da câmara municipal de Potengi e encerrou a seção.

Outras Matérias