Câmara Municipal de Potengi

Acessibilidade

Acesso a informação Contraste

Notícias

Início>Notícias>Matéria

Reunião ordinária da Câmara Municipal de Potengi 13 de Junho

13 de June de 2018 às 0h e 06minutos

Reunião ordinária de Câmara Municipal de Potengi – CE ao 13 (treze) dias do mês de junho do ano de 2018 (dois mil e dezoito), no edifício da câmara municipal de Potengi localizado na rua Francisco Guedes 176, realizou-se a 2.641ª reunião ordinária da câmara municipal de Potengi.

Compareceu os Srs. e Srs.ª Vereadores: Maria Bezerra Cavalcante, Otaviano Severiano Ferreira da Silva, Luiza Luziene Oliveira de Sousa, Jose Fernandes de Oliveira, Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues, Maria Jailânia Brilhante, José Jusciêr Rodrigues da Costa e Valdir Junior Fernandes Rodrigues.

A reunião foi presidida pela vereadora Maria Bezerra Cavalcante e secretariada pela vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa. Havendo número legal a Sr.ª Presidente ordenou que fosse lida a ata anterior para que a mesma tivesse a assinatura de todos com suas devidas retificações dos vereadores se assim o desejarem.

undefined

Em seguida foi lida a ata da primeira reunião da comissão de estudos e deliberações da resolução 01/2018 que adota e promulga ao texto constitucional na nova lei orgânica do município estado do Ceará datada de vinte e oito de maio do ano de dois mil e dezoito. Em seguida foi lida a segunda ata com a mesma descrição acima, conforme a primeira datada de quatro de junho do ano de dois mil e dezoito. A seguida foi lida a ata da primeira reunião da comissão de estudo e deliberação da resolução 02/2018 que estabelece e promulga o regimento interno da câmara municipal de Potengi estado do Ceará datada de onze de junho de dois mil e dezoito lida também a segunda ata da resolução 02/2018 descrita como a primeira datada de doze de junho de dois e dezoito. A segui a palavra foi facultada, usando-a a vereadora

undefined

Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues solicitou vista no projeto de lei da nova redação da lei orgânica do município, onde a vereadora questiona a participação das Entidades civis constituídas do município de Potengi e demais ramificações da sociedade do município de Potengi, para também deliberarem. A seguir o novo texto constitucional da lei orgânica do município foi votada em plenário em primeira votação como assim segue.

undefined

Vereadora presidente Maria Bezerra Cavalcante (Leonir)– Sim.

Vereadora Luzia Luziene Oliveira Souza – SIM.

 Vereador Otaviano Severiano Ferreira da Silva – SIM.

 Vereador Jose Fernandes de Oliveira (Dede de Lau) – SIM.

 Vereadora Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues pediu Vista.

 Vereadora Maria Jailânia Brilhante – SIM.

 Vereador José Jusciêr Rodrigues da Costa – SIM.

 Vereador Valdir Junior Fernandes Rodrigues – SIM.

undefined

Após votação o vereador Valdir Junior Fernandes Rodrigues se diz ser uma falta de respeito do secretário de obras o Sr. Valdemar Tibúrcio e o de Finanças o Sr. Erivando Bezerra de Lima por serem convocados por esta Legislativa para prestarem esclarecimentos de suas pastas administrativas e sempre encontram motivos para não comparecerem, causando com visto uma desobediência civil, demonstrado com isto o descaso de como tratam o legislativo municipal como um todo, que por diversas vezes já foram convocados e não comparecem. O vereador José Fernandes de Oliveira disse que ouviu quando o secretário de Obras falou que a licitação para aquisição de luminárias para as vias públicas estaca sendo realizadas para calar a boca dos vereadores dizendo depois o vereador o nome do Sr. Valdemar Tibúrcio.

undefined

O vereador José Fernandes de Oliveira, disse ainda que é cobrado da população em quando será entregue aos permissionário o mercado Central, corre mão da passagem molhada da vila Padre Cicero, iluminação pública e tantas outras reivindicações dos vereadores e da população que não são atendidas pela administração municipal, deixando o vereador em não saber dizer o que estar acontecendo as pessoas que o procuram. Palavras estas que teve o apoio do vereador Valdir Junior Fernandes Rodrigues.

undefined

A vereadora Luzia Luziene Oliveira Sousa, disse em se achar indignada pelo o descaso do Secretário de Obras o Sr. Valdemar Tibúrcio e o de Finanças o Sr. Erivando Bezerra de Lima serem convocados por esta casa legislativa e não comparecerem para serem argumentados sobre procedimentos de suas pastas administrativas, que esta casa legislativa tem que ser mais enérgica em convocações de secretário, se preciso for com o impedimentos do cargo ou função, dentro do tramite legal da lei. O vereador Otaviano Severiano Ferreira da Silva, disse que argumentou a Sra. Prefeita se compra de lâmpadas tinha sido feita e respondido pela a mesma que a licitação já tinha sido efetuada e com a maior brevidade possível, seria colocada lâmpadas no perímetro urbano da cidade de Potengi, na vila Alecrim e na vila Baraúnas. A vereadora Gilvanda Tenório de Alencar Rodrigues, solicitou uma segunda via com as alterações feitas na lei orgânica do município e no Regimento interno. A vereadora Maria Jailânia Brilhante argumentou em achar muito bem elaborada a nova redação da lei orgânica do município e do regimento interno da câmara municipal de Potengi e quando a reeleição para presidente é de responsabilidade e desejo dos vereadores que votam e não uma imposição da presidência ou da mesa diretora. Em seguida foram solicitados os seguintes envios de ofícios ao executivo municipal e secretariado. O vereador Valdir Junior Fernandes Rodrigues, solicitou colocação de placas informativas proibindo o banho de pessoas e de animais nos açudes públicos do município de Potengi, conserto da estrada que liga o sitio Belo Horizonte (Pau Preto) a vila Alecrim, conserto da estrada do distrito dos Barreiros de cima, conserto da passagem molhada da vila Padre Cicero, ônibus da Faculdade dos universitários de vez em quando não faz a viagem por estar quebrado ou sem a devida manutenção. A vereadora Luzia Luziene Oliveira de Sousa, solicitou reforma e reabertura da quadra poliesportiva da vila Baraúnas e em saber de administração pública uma data prevista para a colocação de luminárias no perímetro urbano e na zona rural do município de Potengi.

Sem mais nada a declarar a Presidente da câmara municipal Maria Bezerra Cavalcante (Leonir) agradeceu a população presente e encerrou a seção.

Outras Matérias